Projeto de TI brasileiro está na lista dos 100 mais inovadores do mundo

Li essa notícia no Portal da revista CIO e achei legal compartilhar com vocês, trata-se de uma iniciativa pioneira e interessantíssima. Vale a pena ler.

Uma iniciativa de TI implementada pelo hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo (SP), recebeu o “2010 CIO 100 Award”. Este último, um prêmio internacional concedido pela publicação CIO/EUA para os 100 melhores projetos de uso inovador da tecnologia para transformar o negócio.
O hospital foi premiado por conta da implementação de um sistema batizado de Televisita. Trata-se de uma solução pela qual os pacientes internados na entidade podem receber visitas virtuais, a partir de videoconferência, audioconferência ou chat.
O gerente-executivo de tecnologia do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Osmar Antonio do Santos, relata que o projeto nasceu a partir da solicitação da área administrativa. Em 2004, eles pediram que a TI do hospital ajudasse uma paciente internada em fase terminal na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) a se comunicar com um parente que morava fora do Brasil.
Com base nessa demanda, a equipe de Santos desenvolveu um aplicativo para videoconferência baseado em Java e instalou em um notebook para que a paciente pudesse se comunicar com o familiar, de forma remota. Por conta da experiência bem-sucedida, a área de TI fez diversos ensaios com o sistema até que, no final de 2009, a iniciativa se transformou em um serviço oferecido pelo hospital aos pacientes em geral.
“A Televisita está hoje disponível em 50 apartamentos, mas, até julho, devemos expandi-la para todos os 120 quartos do hospital”, relata o gerente-executivo. Ainda de acordo com ele, por conta do serviço ser oferecido de forma gratuita, uma das premissas foi baratear ao máximo o custo de implementação da tecnologia. “Por isso, em vez de instalar computadores nos quartos, optamos por thin clients (terminais magros)”, afirma Santos.

Ao todo, o projeto consumiu cerca de 300 mil reais, entre desenvolvimento da aplicação e a compra de equipamentos (thin clients e webcams). Ainda de acordo com ele, o baixo custo foi um dos fatores que pesaram para que a iniciativa recebesse o prêmio da CIO/EUA. “Eles privilegiaram os projetos economicamente viáveis e que geraram diferenciais”, detalha.

Para justificar o sucesso da Televisita, o gerente relata que, hoje, os pacientes que se internam nos quartos que contam com equipamentos para videoconferência realizam, em média, dois acessos diários ao sistema. Além disso, Santos relata que a solução evita que as pessoas internadas fiquem isoladas dos familiares e amigos.

Quanto ao funcionamento do sistema, as pessoas interessadas em visitar um paciente do Edmundo Vasconcelos entram no site do hospital e clicam no campo de Televisita. Em seguida, digitam o nome do paciente e o número do apartamento em que ele está internado. A pessoa internada, por sua vez, recebe uma solicitação no computador e pode aceitar, ou não, a visita virtual. Esta última tem a opção de ser realizada por vídeo, áudio ou chat.

Fonte: http://cio.uol.com.br/gestao/2010/06/23/projeto-de-ti-brasileiro-esta-na-lista-dos-100-mais-inovadores-do-mundo/

Comentários

Postagens mais visitadas