Disputa Brasil X EUA no Gerenciamento de Projetos

Pessoal depois de um longo tempo sem escrever no blog venho compartilhar com vocês os bons fluidos que estão surgindo no Brasil por conta da Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Jogos Olímpicos (2016).

Notícias dão conta que empresas americanas já estão "de olho" nesses eventos que ocorrerão no Brasil. Mas, os brasileiros também não ficam atrás não, e já estão trabalhando em áreas como construção civil, infra-estrutura e transportes.

A área de construção e gerenciamento de projetos são os dois principais alvos dos investidores americanos na preparação do Rio para a Copa do Mundo de 2014, e os Jogos Olímpicos em 2016. A informação foi dada em março/2011 pelo secretário Municipal de Desenvolvimento do Rio, Felipe Góes, que participou de um almoço em 20 de março com cerca de 100 empresários americanos e brasileiros.

Para Góes, os americanos terão mais dificuldade de entrar no segmento de construção, no qual o Brasil tem grandes empresas já posicionadas. "Acho que vai ser um desafio enorme para elas conseguirem se posicionar neste mercado", afirmou.

Já na área de gerenciamento de projetos, o secretário acredita que as companhias americanas terão mais facilidade, por sua grande experiência, para participar da preparação do Rio. A expectativa é de que a cidade precise de R$ 20 bilhões a R$ 25 bilhões de investimentos. "Eles podem ter um pedaço deste bolo, mas vão disputar com empresas brasileiras e europeias", afirmou.

No almoço estavam presentes duas companhias americanas de gerenciamento de projetos, a CH2M HILL e a AECOM. A primeira está trabalhando hoje em projetos para a preparação de Jogos Olímpicos de Londres, gerenciando o projeto do Parque Olímpico. "As empresas americanas têm tradição na área de gerenciamento de grandes projetos. Este é um setor que vai ganhar importância", afirmou.

Góes acredita que a disputa por investimentos na Olimpíada e na Copa será grande, porque o Brasil tem grandes empresas preparadas e haverá concorrência, além das empresas americanas, com as europeias. Ele citou como exemplo o caso da Inglaterra. Também em março, a prefeitura do Rio recebeu uma delegação do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Londres que manifestou interesse de que empresas inglesas participem de investimentos no Rio.

O almoço de empresários aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio, e foi um evento paralelo à visita do presidente norte-americano Barack Obama ao Rio de Janeiro.

Um abraço a todos,

Luciano Pinna

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/empresas-dos-eua-visam-gerenciamento-projeto-rio-20110320-102800-927.html.

Comentários

Postagens mais visitadas